
Uma vez mais, J.K.Rowling surpreende-nos com uma morte inesperada. Razões claras e evidentes para ela? Não as consigo encontrar, apenas, e mais uma vez, só me é permitido entrar no campo das especulações, e conjecturar sobre um assunto do qual possuo algumas informações explícitas no livro, alguns pormenores da trama que acho que podem ser analisados e remeter para este final e, no fim, o meu próprio pensamento, sensibilidade e entendimento da obra.
Talvez os leitores se possam aperceber de que o personagem a ser sacrificado no sexto livro é o Director da Escola de Magia e Feiticeiria de Hogwarts, devido à sua grande interacção com Harry no decorrer da trama, interacção e proximidade estas que nunca antes se tinham dado.
No meu entendimento, a autora cometeria um grande erro ao deixar que Snape matasse alguém ou passasse definitivamente para o lado de Voldemort, pois essa situação seria, a meu ver, ridícula, uma vez que a escritora passou, durante cinco volumes, a imagem de um Severus Snape redimido. A verdade é que eu próprio continuo a não acreditar que o professor Snape tenha definitivamente passado para o outro lado. Dumbledore devia saber, como aliás penso que soube desde o início que Snape tinha feito o Voto Inquebrável com Narcisa Malfoy e Bellatrix Lestrange, como forma de não ver o seu disfarce descoberto (lembremo-nos que Sanpe de mostrou muito relutante a fazer o voto quando Narcisa lho pediu). Dumbledore, sabendo que Draco nunca o conseguiria assassinar, apenas não queria que o disfarce de Sanpe, que tantas informações tinha passado à Ordem da Fenix enquanto agente infiltrado, fosse descoberto. Para que essa situação não se verificasse e, na minha óptica, Dumbledore sacrificou-se para garantir que o disfarce de Severus Snape não fosse totalmente descoberto e para garantir que o mesmo não morreria (se Snape tivesse quebrado o Voto Inquebrável, a punição por o ter feito seria a morte).
Espero não estar enganado nesta minha leitura dos factos. Espero que a morte de Dumbledore não tenha sido em vão. Se não fosse para garatir que Snape não morreria por ter quebrado o voto e que para que o seu disfarce não fosse descoberto, porque terá, então, o director petrificado Harry mal chegaram à Torre de Astronomia e de deu conta que, a par com a Marca Negra projectada no céu, também Malfoy lá estava mesmo a chegar, de forma a que Harry não pudesse intervir em nada, não o pudesse salvar?
Esta é uma das primeiras leituras que faço do final do sexto volume da colecção, ainda no rescaldo da sua leitura.
Uma coisa temos como certa: Dumbledore foi assassinado por Severus Snape, quaisquer que tenham sido as razões deste, e ficará para sempre em Hogwarts, onde o seu corpo repousará no «Túmulo Branco». Nenhum director da Escola de Magia e Feiticeiria de Hogwarts, à excepção de Dumbledore, foi sepuldado em Hogwarts. Penso que esta informação poderá ser valiosa para o desenrolar do último volume (segundo a autora) da colecção.